Blog

img

Quer saber como ter um caderno organizado? Veja as dicas!

29 de Novembro de 2023 0 comentários

Ter um caderno bem organizado faz muita diferença na hora de focar nos estudos. Além de facilitar durante as anotações, deixar o material bem-arrumado ajuda muito durante a revisão do conteúdo. Ah, e vale ressaltar que essa organização também pode ajudar muito a relaxar e tranquilizar a cabeça durante os estudos para provas importantes.

Quer entender como deixar o caderno organizado? Então, está no lugar certo! Preparamos algumas dicas para você manter seu material arrumado e aproveitar ao máximo seus estudos. Continue lendo e venha conferir!

1. Aposte em um planner

Os planners auxiliam na organização das tarefas do dia a dia e oferecem uma visão mais estratégica do seu tempo. São materiais perfeitos para planejar sua rotina de estudos e também anotar informações, datas e eventos importantes.

Além disso, esse é um material superpersonalizável no qual você pode decorá-lo conforme o seu gosto e personalidade. Para manter seu caderno organizado, invista em um planner e faça o planejamento de todas as suas atividades semanais e mensais. Dessa forma, você terá um controle melhor sobre seu tempo e manterá uma rotina de estudos saudável.

2. Separe as matérias por cores e símbolos

Separar as anotações e matérias por tópicos é muito importante para facilitar a visualização dos assuntos durante a revisão dos conteúdos. Para isso, você pode utilizar cores e símbolos que te ajudam a diferenciar cada uma. Por exemplo, na matéria de história, você pode usar o amarelo e estrelas em suas anotações, por outro lado, em português, você pode utilizar rosa.

Essa estratégia vai te ajudar muito a entender quando uma matéria termina e outra começa. Busque sempre utilizar uma cor definida para cada um dos conteúdos e você conseguirá encontrar as informações com muita facilidade.

3. Invista em marca-textos e canetas coloridas

Como falamos anteriormente, separar as matérias por cor auxilia muito na organização dos cadernos. Por isso, invista em marca- textos e canetas coloridas de qualidade para fazer suas anotações e destacar informações importantes!

Além de deixar tudo mais bonito e animado, usar esses materiais também te ajuda a memorizar os conteúdos. Afinal, com eles, você pode marcar trechos importantes e informações relevantes.

4. Respeite os espaços em branco

Nós sabemos que falar sobre espaço em branco no caderno pode não fazer muito sentido de primeira, mas essa é uma parte fundamental para deixar seu caderno organizado. Os espaços trazem equilíbrio e não deixam que as informações fiquem tumultuadas umas nas outras.

Por isso, respeite todos os espaços de parágrafos, pule uma linha entre as anotações, deixe um espaço para o título e respeite a margem do caderno. Dessa forma, seu material ficará muito mais organizado e você conseguirá identificar e ler as informações com mais facilidade.

Já que estamos falando de cadernos, você sabia que existem diversos tipos desse material? Isso mesmo! Cada um deles possui suas próprias utilizações. Por isso, aproveite para entender mais sobre os tipos de caderno e como usar cada um. Acesse!

5. Use blocos adesivos para fazer anotações

Os blocos adesivos são materiais super úteis para manter a organização do caderno em dia. As pequenas folhas destacáveis são perfeitas para aproveitar o espaço e fazer anotações que precisam ser destacadas. Em adição, existem blocos com folhas pautadas, pontilhadas, quadriculadas e lisas. Dessa forma, anotar as informações se torna muito mais fácil e prático.

Por último, os blocos adesivos também são muito vantajosos, pois podem ser reposicionados em outras páginas do caderno com muita facilidade e sem danificar as folhas!

6. Use canetas de ponta fina

Se você quer um caderno organizado com um aspecto mais minimalista e com uma boa legibilidade, investir em canetas de ponta fina pode ser uma ótima ideia. Esses materiais vão garantir mais clareza, precisão e delicadeza para os textos.

Além de ajudar na memorização, os mapas mentais facilitam a compreensão de conteúdos mais complexos. Em adição, eles aumentam a produtividade, incentivam a criatividade e mantêm o caderno organizado.

8. Invista em marcadores de página e adesivos

Os marcadores de página e os adesivos decorados são ideais para identificar as disciplinas em cadernos de várias matérias. Por exemplo, com eles, é possível encontrar os conteúdos com o seu caderno ou fichário ainda fechado.

E, claro, além de muito práticos e funcionais, esses itens ajudam a realçar ideias e personalizar o seu material escolar, trazendo mais personalidade para as suas coisas.

Além disso, esse tipo de caneta costuma ter uma pigmentação mais forte e marcante. Ou seja, mesmo com o traço mais fino, as informações continuarão super legíveis.

7. Faça mapa mentais com resumos

O mapa mental é uma estratégia de estudo muito utilizada em todo o mundo. Ele consiste em um diagrama que surge de uma ideia principal e se ramifica com informações aprofundadas sobre o assunto. Esse método é muito útil para unir um conteúdo em comum em uma única página, trazendo todas as informações relevantes sobre o tema.

Via Tilibra

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar