Blog

img

Quais são os estilos de aprendizagem?

19 de Setembro de 2023 0 comentários

Os estilos de aprendizagem dizem muito sobre a forma com que você monta seu cronograma de estudos para o ENEM. É através de sua forma de aprender que conseguimos definir de que maneira você deve se preparar para a prova mais esperada do ano.

Na matéria de hoje, vamos falar um pouquinho mais sobre os principais estilos de aprendizagem, a maneira com que impactam os seus estudos e aprender também a como identificar o seu estilo.

Estilo de aprendizagem ativo

O estilo de aprendizagem ativo é uma abordagem educacional que enfatiza o engajamento direto e participativo do aluno no processo de aprendizado.

Ao invés de ser um mero receptor passivo de informações, o aprendiz ativo é incentivado a se envolver ativamente na exploração, discussão e aplicação do conteúdo. Isso pode incluir atividades como discussões em grupo, resolução de problemas práticos, simulações, debates e projetos práticos.

Esse método reconhece que cada indivíduo tem diferentes maneiras de absorver informações e construir conhecimento.

Ao participar ativamente, os alunos têm a oportunidade de relacionar o que estão aprendendo com suas experiências pessoais, o que geralmente leva a uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo.

Esse modelo de aprendizagem estimula habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação, que são essenciais no mundo real.

Ele coloca o aluno no centro do processo educacional, promovendo autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado, tornando-o um método eficaz para a construção de conhecimento significativo.

Modelo reflexivo de aprender

O estilo de aprendizagem reflexivo é uma abordagem em que os indivíduos aprendem melhor ao dedicar tempo para pensar, analisar e internalizar informações antes de agir.

Pessoas com esse estilo tendem a preferir a observação e a análise cuidadosa dos conceitos antes de aplicá-los. Elas buscam compreender o contexto e as conexões entre ideias, muitas vezes através da escrita, diários ou discussões introspectivas.

Aqueles que possuem um estilo reflexivo frequentemente preferem trabalhar de forma independente, ponderando sobre os assuntos e considerando diferentes perspectivas antes de formar opiniões ou tomar decisões.

Eles valorizam a autoavaliação e a autorreflexão como ferramentas para aprimorar seu aprendizado.

Esse estilo é valioso para a análise crítica e o desenvolvimento do pensamento profundo, mas pode precisar ser equilibrado com atividades práticas para evitar excesso de introspecção.

A aprendizagem reflexiva é especialmente eficaz em campos que exigem análise cuidadosa, como filosofia, ética e resolução de problemas complexos.

Teórico: tipo de aprendizagem baseado na leitura

O estilo de aprendizagem teórico é caracterizado por uma abordagem focada em conceitos e teorias. Indivíduos com esse estilo preferem entender as estruturas subjacentes do conhecimento, buscando conexões lógicas entre ideias.

Eles têm um interesse particular em compreender os princípios fundamentais e as relações entre os fatos. Geralmente, eles gostam de explorar modelos que ajudem a organizar informações complexas.

Esses aprendizes tendem a ser analíticos e orientados para a pesquisa. Eles buscam entender o “porquê” das coisas, buscando uma compreensão profunda. Frequentemente, gostam de ler textos mais densos e acadêmicos, preferindo aprofundar-se em informações detalhadas.

No entanto, esse estilo pode ser desafiador em situações práticas ou tarefas que exigem aprendizado através da experiência direta.

Equilibrar a abordagem teórica com aplicação prática pode enriquecer a aprendizagem. Esse estilo é frequentemente eficaz em disciplinas como matemática, filosofia e ciências, onde compreender princípios subjacentes é essencial para resolver problemas e fazer análises críticas.

Estilo de aprendizagem pragmático

O estilo de aprendizagem pragmático é centrado na aplicação prática do conhecimento. Pessoas com esse estilo são orientadas para a ação e aprendem melhor quando podem relacionar as informações com situações do mundo real.

Elas preferem aprender através de experiências concretas, experimentando, testando e aplicando o que aprenderam.

Indivíduos pragmáticos valorizam a utilidade imediata das informações e têm uma abordagem orientada para resultados.

Dão preferência a atividades que tenham aplicações práticas tangíveis e buscam soluções eficazes para problemas reais. Aprendem melhor quando podem ver a relevância direta do que estão aprendendo em suas vidas cotidianas ou em sua carreira.

Esse estilo é particularmente útil em campos que requerem habilidades práticas e conhecimento aplicado, como engenharia, medicina, empreendedorismo e tecnologia.

A abordagem pragmática pode enriquecer o aprendizado ao torná-lo mais significativo e funcional, ao mesmo tempo em que incentiva a busca por soluções eficazes para desafios reais.

Como identificar o meu estilo de aprendizagem?

Identificar seu estilo de aprendizagem é essencial para otimizar seu processo de aprendizado.

Uma maneira é refletir sobre suas preferências e tendências ao estudar. Observe se você se sente mais confortável aprendendo através de interações práticas, discussões teóricas, análises reflexivas ou aplicação direta.

Avalie em quais contextos você se sente mais engajado e absorve o conhecimento de forma mais eficaz.

Além disso, preste atenção às estratégias que naturalmente utiliza:

  • Se você busca exemplos práticos ao aprender, é provável que tenha um estilo pragmático;
  • Se prefere aprofundar-se em teorias e conceitos antes de praticar, pode ter um estilo teórico;
  • Se gosta de discutir ideias e compartilhar perspectivas com os outros, pode ser um estilo ativo;
  • Se costuma reservar tempo para refletir sobre o material, você pode ter um estilo reflexivo.

Realizar testes online específicos de estilos de aprendizagem também pode fornecer insights valiosos. Lembre-se de que as pessoas geralmente possuem uma combinação de estilos, e compreender suas preferências pode ajudar a adaptar sua abordagem de estudo e tornar o aprendizado mais eficaz.

Via Stoodi

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar