12 de Maio de 2023 0 comentários
A Psicologia é o estudo científico da mente que tenta investigar as causas do comportamento. Por sua vez, a Psicologia das Cores tem como objetivo principal decifrar o comportamento humano em relação as cores.
Esse estudo contém técnicas utilizadas por diversos profissionais que fazem uso das cores em seu dia-a-dia como artistas, arquitetos de interiores, estilistas de moda, design gráficos entre muitos outros.
Especialmente na publicidade, as cores têm como foco impactar o consumidor e gerando reações que influenciem em suas emoções, lhe tragam sentimentos e também criem o desejo de compra.
Baseado no livro de Eva Heller intitulado como “A Psicologia das Cores” o artigo a seguir busca explicar o que é a Psicologia das Cores, o que cada cor significa e a influência das cores na sua empresa.
A Psicologia das Cores é um estudo que tem como foco compreender como o nosso cérebro identifica e transforma as cores em sentimentos e emoções.
Pode-se afirmar que os sentimentos e as cores não são apenas um mero acaso, mas sim, resultados de uma vivência comum desde a infância e que foi enraizada em nossa linguagem e também pensamento conforme os anos.
Ao entender como a psicologia funciona é possível identificar oportunidades de usar cores em marcas, logos e inúmeros materiais utilizados pelo design gráfico, por exemplo, como forma de alavancar vendas e fidelizar clientes.
Uma pesquisa desenvolvida por Heller com o intuito de exemplificar essa influência das cores mostra que a cor Azul foi a cor mais preferida pelos entrevistados e o marrom a menos apreciada durante o projeto.
Por isso, entender o que cada cor significa é importante na hora de desenvolver uma arte, uma vez que as cores podem trazer sensações tanto positivas como negativas para as pessoas. Abaixo explicamos um pouco mais sobre o que cada cor pode trazer ao consumidor e como a mesma pode se tornar persuasiva:
Azul
Relatada por Heller como a mais citada durante sua pesquisa, a cor Azul está relacionada a sentimentos mais profundos como fé e a espiritualidade. Remete bons sentimentos como a pureza, bondade e a paciência.
Verde
A cor verde, foi a segunda cor mais citada durante a pesquisa de Heller. Geralmente associada a natureza, o verde transmite harmonia, equilíbrio, saúde e frescor e sentimentos de esperança e fertilidade.
Vermelho
Em terceiro lugar temos o vermelho, a cor mais quente que existe! Nela estão presentes os sentimentos de amor, sensualidade e perigo, mas também podem identificar situações agressivas e de urgência.
Preto
O preto, por sua vez, remete ao luto, a tristeza e a dor. Porém em alguns casos está associada ao mistério quando bem utilizada.
Amarelo
O amarelo é caracterizado como uma cor quente e remete a divindade. A cor é capaz de trazer motivação, alegria e criatividade as pessoas.
Violeta
É a cor da realeza. A violeta transmite a sensação de intuição e também de melancolia. Ela pode também, despertar o poder da criatividade!
Laranja
Derivado do vermelho, porém, mais agradável aos olhos, a cor laranja conduz juventude e alegria, que também remete a sensação de confiança e otimismo.
Branco
O branco traz a sensação de leveza, paz e fé, o que reforça a sensação de bem-estar e boas novas.
Rosa
A cor rosa é uma cor delicada, remete as pessoas à infância, inocência, pureza afeto, positividade e também motivação.
Marrom
Apesar de ser a menos apreciada na pesquisa desenvolvida por Heller, a cor marrom tem como foco transmitir sofisticação, energias positivas e transmite sensações de segurança.
Alguns cientistas reforçam que os efeitos das cores são universais e tem nas cores quentes como vermelho e amarelo sensações dinâmicas e estimulantes. Já em cores mais neutras e frias como azul e verde sensações mais calmantes e suaves.
Ou seja, embora nossa mente seja altamente complexa, é fato que as cores influenciam nossa percepção. Por esse motivo, o poder das cores na publicidade é grande e entendendo isso, podemos transformar o seu projeto em algo bem mais atrativo de modo a ressaltar estímulos e enriquecer as peças de comunicação.
Usar as cores bem direcionadas pode poupar tempo e também esforço da equipe segundo Heller. Algo importante a ser pensado e pesquisado sempre que necessário.
Para resumir, quando as cores são bem trabalhadas elas trazem representatividade e ao mesmo tempo, fortalecem a sua marca, de modo que ao ver a cor o consumidor imediatamente associa sua marca a ela.
Alguns cientistas reforçam que os efeitos das cores são universais e tem nas cores quentes como vermelho e amarelo sensações dinâmicas e estimulantes. Já em cores mais neutras e frias como azul e verde sensações mais calmantes e suaves.
Ou seja, embora nossa mente seja altamente complexa, é fato que as cores influenciam nossa percepção. Por esse motivo, o poder das cores na publicidade é grande e entendendo isso, podemos transformar o seu projeto em algo bem mais atrativo de modo a ressaltar estímulos e enriquecer as peças de comunicação.
Usar as cores bem direcionadas pode poupar tempo e também esforço da equipe segundo Heller. Algo importante a ser pensado e pesquisado sempre que necessário.
Para resumir, quando as cores são bem trabalhadas elas trazem representatividade e ao mesmo tempo, fortalecem a sua marca, de modo que ao ver a cor o consumidor imediatamente associa sua marca a ela.
Via Inove
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