Blog

img

Concursos: confira 5 dicas para ser aprovado em 2023

03 de Abril de 2023 0 comentários

Estudar para concurso não é uma tarefa fácil. É por isso que muitos buscam por uma fórmula mágica, algo que faça com que a aprovação se torne mais real e possível. Entretanto, a má notícia é que não existe uma pílula ou feitiço que faça você ser aprovado no concurso da noite para o dia. Mas temos também uma boa notícia: é possível passar mesmo assim.

 

A expectativa é que muitos concursos aconteçam em 2023, e isso significa que suas chances de passar estão altas. Por isso, nada de desânimo!

 

5 dicas para ser aprovado no concurso em 2023

 

Ainda estamos no primeiro semestre do ano, o que te dá muito tempo para se preparar para as provas. Se começar hoje, por exemplo, já estará na frente de muitas pessoas. E para te ajudar nesse processo, separamos 5 dias para facilitar essa aprovação. Confira:

 

Seja realista

 

Quando começamos algo tendemos a nos empolgar com certa facilidade. Mas quando o assunto é estudar para concurso público, é preciso certa cautela. Você não pode tentar abraçar todos os conteúdos e provas possíveis, pois isso irá te deixar exausto, além de não render bons resultados.

 

Ou seja, se você precisa equilibrar estudos e trabalho, nada de estabelecer metas difíceis e planejar passar 14h do seu dia estudando sem parar, afinal você não terá tempo hábil para isso. Verifique quantas horas do seu dia você terá para se dedicar aos estudos, sem deixar suas outras obrigações de lado, e foque em fazer desse tempo o melhor possível.

 

Faça um cronograma de estudo

 

Assim como na escola e na faculdade, estudar para concurso também exige um cronograma, afinal são muitas disciplinas e conteúdos. Ah, é aqui que você pode colocar em prática o chamado estudo intercalado, que consiste em alternar diferentes disciplinas num mesmo dia, para manter o cérebro ativo e o aprendizado assertivo.

 

Se baseie em editais

 

Os editais funcionam como manuais das provas. Neles irão estar expressos todos os conteúdos que serão cobrados no concurso, assim como a quantidade de questões e os pesos das disciplinas. Ou seja, estudar com base em um edital irá facilitar muito a sua vida de “concurseiro”.

 

Entretanto, às vezes é preciso começar a estudar para concursos antes mesmo do lançamento dos editais. Nesses casos, o ideal é procurar por edições passadas do mesmo concurso que irá prestar, e ter esses editais como base, pois muitas vezes eles são parecidos.

 

Escolha uma área de concurso

 

Para ter um maior foco nos estudos, e assim poder direcionar melhor sua energia para as disciplinas que realmente importam, escolha uma área de concurso na qual deseja ingressar. Como servidor público, você poderá atuar no ramo administrativo, policial, fiscal, jurídico, de tribunal e de controle, e quanto antes você tomar sua decisão, melhor será a sua preparação.

 

Coloque o aprendizado em prática

 

Como são muitos os assuntos que caem em provas de concurso, você pode acabar esquecendo-os muito rapidamente se não colocar em prática. Por isso é recomendado que após assistir uma videoaula ou ler uma apostila, por exemplo, você faça exercícios. Também é importante fazer simulados e anotações. Isso irá ajudar seu cérebro a memorizar.

 

Via Educa Mais Brasil

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar