Blog

img

As etapas da produção gráfica no processo de impressão

10 de Janeiro de 2022 0 comentários

A produção gráfica consiste no conjunto de etapas necessárias para a materialização de ideias e conceitos criados através de layouts e esta presente desde a impressão de um simples cartão de visitas até a produção de catálogos elaborados.

 

Porém, para que obter o resultado pretendido, é necessário analisar qual é o processo de impressão mais adequado com base na estética, resistência do material, tiragem, entre outros, além de garantir que as principais etapas de produção sejam cumpridas com eficiência.

 

Os Processos de Impressão:

 

Os processos de impressão são definidos basicamente, pela forma como ocorre a transferência dos elementos gráficos para o papel (base):

 

– Diretos: neste processo compreende-se que a transferência ocorre diretamente entre a matriz e o substrato e podemos destacar os sistemas de flexografia, rotogravura e serigrafia.
– Indiretos: há a utilização de intermediários para a transferência, como no caso das impressões em offset, através das chapas.

 

As Principais Etapas do Processo Gráfico:

 

– Pré-Impressão: a pré-impressão consiste em um conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo e antecede a impressão da arte, com a finalidade de verificar se os arquivos encaminhados pelo designer atendem as condições solicitadas pela gráfica. Tem como principal atribuição identificar e corrigir falhas no arquivo com a finalidade de atingir uma qualidade superior de impressão.

 

– Impressão: esta é a etapa onde as ideias são materializadas. É o processo de impressão propriamente dito para o substrato desejado.

 

– Acabamento: é a última etapa do processo gráfico. É durante este processo que os últimos requisitos do pedido são finalizados e o impresso recebe sua forma definitiva.
Para que o processo ocorra de forma natural e atenda as necessidades do cliente sem transtornos, alguns profissionais são fundamentais. Todos, sem grau de importância, devem estar envolvidos no projeto compreender sua importância em casa etapa.

 

O Produtor Gráfico é o profissional responsável pelo desenrolar da produção e atua nas três áreas: pré-impressão, impressão e pós-produção. Porém, sua principal atribuição é identificar e definir as melhores condições para cada projeto. Em um contexto mais amplo, este profissional também busca por novos fornecedores, tecnologias e possibilidades de impressão, entregando ao cliente maior valor agregado, variedade de produtos e combinações, impressos cada vez mais customizados e prazos de produção menores.

 


Já o Designer é responsável por desenvolver os arquivos e tem como obrigação obter conhecimento sobre as etapas de impressão. Desta forma, é possível identificar os elementos mais adequados a serem inseridos no layout, escolher as cores que proporcionarão maior destaque, a tipologia mais adequada, entre outras informações relevantes. Também poderá auxiliar o produtor gráfico no fechamento do arquivo, diminuindo as possibilidades de falhas.

 

O segmento gráfico conta com mão de obra especializada para cada etapa do processo produtivo, como: o profissional de pré-impressão, o impressor offset, o operador da máquina de dobras, empacotador, entre muitos outros.

 


Para garantir que seu material tenha a qualidade desejada, atente-se em contratar profissionais de capacitados e escolher gráficas que ofereçam condições para o tamanho do seu projeto.

 

Via: Printi

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar