Blog

img

Dicas para grifar frases importantes no livro didático

28 de Dezembro de 2021 0 comentários

Para estudar bem, aprender todos os conteúdos e captar as principais informações, é necessário o uso de várias técnicas de estudo. Assim como fazer resumos e ler o texto várias vezes, grifar as partes importantes é uma das táticas mais comuns para melhorar a compreensão sobre um assunto.

Por isso, este texto vai dar 5 dicas para ajudá-lo a destacar os tópicos relevantes. Dessa maneira, seu estudo será bastante proveitoso e você estará mais próximo de alcançar seus objetivos acadêmicos. Confira!

1. Nunca grifar parágrafos inteiros


Uma primeira dica para quem quer usar as frases grifadas para melhorar a compreensão de um conteúdo é nunca grifar parágrafos inteiros, pois, dessa forma, o recurso não terá utilidade alguma. Quando se grifa ou destaca algo, a intenção é assimilar a ideia principal, porém, se os trechos forem muito longos, o cérebro não conseguirá captar todas as informações.

2. Sempre ler o texto duas vezes


Antes de sair grifando todo o texto – às vezes, acabamos cometendo esse erro –, é importante lê-lo duas vezes. Assim, quando você for grifar os trechos importantes, já terá uma ideia do que deseja destacar e poderá montar uma estrutura melhor para estudar depois.

Em textos muito técnicos, essa dica se torna indispensável, pois irá ajudá-lo a entender o conteúdo com mais profundidade e a saber quais conceitos devem ser grifados.

3. Não grifar tudo


Em alguns momentos, na ânsia de achar que tudo é importante, acabamos destacando o texto inteiro. Entretanto, fazendo isso, o conteúdo fica ainda mais difícil de ser estudado. Afinal, se tudo é importante, por que grifar o texto? Vale lembrar que essa técnica é para facilitar a leitura, não para complicá-la.

4. Localize as palavras-chave


Para saber o que é importante, uma das melhores táticas é localizar as palavras-chave. Por exemplo, se um texto for sobre futebol, é necessário grifar palavras-chave relacionadas a esse esporte. Isso é válido para todos os conteúdos, inclusive os mais técnicos, nos quais achar as palavras-chave e ler duas vezes são atividades essenciais para grifar as frases relevantes.

5. Grifar aquilo que você não conhece


Ao ler um texto, podemos não conhecer um conceito ou não entender muito bem uma explicação. Quando isso acontecer, é importante marcarmos esses pontos. Assim, saberemos que esses trechos merecerão mais atenção em uma segunda leitura.

Gostou das dicas para grifar frases importantes no livro didático? Tem alguma outra sugestão? Deixe nos comentários!

Via: Canal do Ensino

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar