Blog

img

7 documentários brasileiros que podem te ajudar no vestibular

31 de Março de 2020 0 comentários

Quando você fica muito tempo lendo sobre determinado assunto, o cansaço pode aparecer e, nessas horas, é importante ter alternativas que possibilitem um relaxamento sem perder o foco nos estudos.

Filmes, séries e documentários podem ser boas ideais para isso. Eles ajudam a esclarecer conceitos que pareçam complicados e a fixar conteúdos que você tem dificuldade de memorizar. 

Pensando nisso, separamos 7 documentários nacionais que explicam diversos acontecimentos do passado e do presente. Confira abaixo:

 

O Dia que Durou 21 Anos (2013)

 

Dirigido por Camilo Tavares, o documentário explora a influência dos Estados Unidos na Ditadura Militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. 

 

O foco foi abordar a influência de políticos norte-americanos no período. Para isso, o documentário apresenta o contexto nacional e internacional, mostra imagens da época e informações para compreender o que teria levado ao golpe que causou a deposição de João Goulart.

 

Holocausto Brasileiro (2016)

 

Entre 1930 e 1980, mais de 60 mil pessoas morreram devido ao tratamento que receberam em um hospital psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais. O Hospital Colônia recebia milhares de pessoas consideradas “loucas”, que foram submetidas a condições desumanas.

O documentário se baseia no livro de mesmo nome, escrito pela jornalista Daniela Arbex.

 

Ilha das Flores (1989)   

 

Provavelmente você já se deparou com esse documentário em alguma aula de geografia. A ideia da obra é apresentar críticas sobre como a produção realizada no capitalismo desencadeia desigualdades sociais. 

O documentário mostra todo o processo que envolve um alimento, desde sua produção até seu descarte em um lixão em Porto Alegre, chamado “Ilha das Flores”. Fica nítida também a crítica ao desperdício de comida.

 

O veneno está na mesa (2011)

 

O foco do documentário é o excesso de agrotóxicos na agricultura especificamente no Brasil, considerado um dos países com a maior quantidade dessas substâncias nos alimentos. 

A obras conta com diversas entrevista com especialistas no setor e chegou a ganhar uma continuação em 2014, que levanta os mesmos problemas e reflete sobre possíveis alternativas.

 

Quebrando o Tabu (2011)

 

Com o documentário Quebrando o Tabu, é possível entender melhor a relação da sociedade como um todo com drogas ao redor do mundo. A ideia foi gerar reflexão tanto sobre a política contra as drogas em diversas regiões quanto sobre as possíveis soluções para problemas relacionados ao tema.

Um questionamento levantado na obra, e que dá uma boa ideia do que ele irá abordar, é: “se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma prisão de segurança máxima, como podemos acabar com elas em uma sociedade livre?”.

 

Jango (1984)

 

Quem sente dificuldade para entender uma época importante da história do Brasil, a transição entre o governo de João Goulart e a ditadura militar, poderá aproveitar muito esse documentário. 

Aqui, podemos acompanhar a biografia do ex-presidente, que foi deposto pelo golpe em 1964. Toda sua trajetória política é explorada e o documentário ainda conta com entrevistas e depoimentos de figuras relevantes no contexto. 

 

Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (2006)

 

A partir da perspectiva da periferia, o documentário aponta os problemas da globalização. O fio condutor é uma entrevista realizada com o geógrafo Milton Santos, um dos maiores destaques em sua área, e que foi gravada quatro meses antes da sua morte. 

 

Via: Guia do Estudante 

 

 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar