Blog

img

O guia completo: diferenças entre fontes Open Type, True Type, Post Script e como usar o melhor formato

31 de Agosto de 2017 0 comentários

Você já reparou que nem todas as fontes instaladas no seu computador possuem a mesma extensão? Algumas possuem a extensão .ttf, algumas outras .otf e até mesmo a terminação.ps, com os seguintes ícones:

True Type, Post Script e Open Type

True Type, Post Script e Open Type

Mas por que essa variedade de arquivos? Não podia ser tudo uma coisa só?

Vamos entender de uma vez por todas a diferença entre estas extensões de fontes de um jeito muito rápido e fácil:

Type 1 (PostScript)

O Adobe PostScript Type 1 é um padrão mundial para fontes desenvolvido pela Adobe Systems para uso em impressoras PostScript.

O formato de fonte Type 1 é reconhecido em todas as plataformas de computadores, desde microcomputadores até mainframes. Ele imprime em praticamente todas as impressoras, através da interpretação de linguagem PostScript embutida.

Originalmente, a somente a Adobe detinha os direitos sobre o formato, mas em pouco tempo liberou a extensão para outros fabricantes, garantindo mais de 30.000 fontes criadas neste formato.

Por mais de uma década, Type 1 foi o formato preferido para o mercado gráfico.

printer-cutedrop

O que é PostScript, afinal?

o Adobe® PostScript® 3 ™ é o padrão mundial de impressão e imagem. A linguagem de programação PostScript foi desenvolvida pela Adobe Systems para passar instruções de impressão para impressoras digitais.
Uma característica importante da linguagem PostScript é que ela é independente do dispositivo. Isso significa que ele produz imagens de boa aparência, independentemente da resolução ou do método de renderização de cores do dispositivo de saída, e aproveita plenamente os recursos incorporados no dispositivo. O Adobe Portable Document Format (PDF) é um subconjunto mais estruturado e compacto da linguagem PostScript. Quase tudo o que pode ser feito no PostScript pode ser feito em PDF.

pdflogo

As fontes Type 1 são o formato de arquivo original usado para exibição de tipo em todas as impressoras PostScript. A linguagem PostScript foi posteriormente estendida para fornecer suporte para os padrões de fonte TrueType e OpenType® posteriores. Qualquer novo dispositivo de linguagem Adobe PostScript feito hoje oferece suporte a todos os três padrões de fonte.

TrueType

TrueType é um padrão para fontes de tipo digital que foi desenvolvido pela Apple Computer e posteriormente licenciado para a Microsoft Corporation. Cada empresa criou extensões independentes para o TrueType, que é usado nos sistemas operacionais Windows e Macintosh. Assim, como o Type 1, o formato TrueType está disponível para o desenvolvimento de novas fontes.

O que é OpenType?

O OpenType é o mais recente padrão para fontes, desenvolvido em conjunto pela Adobe e pela Microsoft.

Uma fonte OpenType é um arquivo único, que pode ser usado em plataformas Macintosh e Windows sem conversão. As fontes OpenType têm muitas vantagens em relação aos formatos de fonte anteriores, porque eles contêm mais glifos (caracteres que englobal além de letras e números, símbolos e caracteres especiais), suportam mais idiomas (o OpenType usa o padrão Unicode para a codificação de caracteres) e suporta características tipográficas ricas, como small capsoldstyle e ligaduras – tudo em uma única fonte.

A partir do Adobe InDesign® e do Adobe Photoshop® 6.0, as aplicações começaram a suportar os recursos de layout do OpenType.

Os recursos de uma fonte OpenType são muito mais sofisticados, e abrangem vantagens como:

  • Independência de plataforma
  • Oferece opção de substituição de Glifos
  • Podem abranger milhares de caracteres

ps-ai-id-cutedrop

Mas como eu aproveito os recursos que a OpenType me oferece?

Se você usa o pacote de softwares gráficos Adobe CC 2017 (InDesign, Illustrator e Photoshop), já vai notar algumas opções como:

1 – Alternates

Caso a fonte Open Type que você instalou ofereça alternates (ou seja, mais de uma opção de uma mesma letra), basta passar o mouse por cima do caractere que o software vai te mostrar as demais alternativas para um mesmo glifo.

opentype-opcoes-cutedrop

Esta opção de passar o mouse por cima do caractere também funciona para substituição de números por frações, duplas de letras como “fi”e “ff”em ligaturas (além de outras possíveis combinações presentes dentro de uma mesma fonte).

fracao-open-type-adobe-cutedrop

Na linha de cima, fonte sem ligaturas, na linha de baixo, com ligaturas.

Na linha de cima, fonte sem ligaturas, na linha de baixo, com ligaturas.

2 – Painel de Glyphs

Caso você precise de caracteres especiais pra inserir no layout, tais como ®, ©, £, entre outros, também pode visualizar o painel de Glyphs, presentes nos softwares Adobe, dentro de Window, na barra superior de menu.

glyphs-adobe-cutedrop

3- Painel OpenType (Illustrator)

Você pode abrir o painel OpenType (Window > Type > OpenType) para especificar como você deseja aplicar caracteres alternativos em fontes OpenType. Por exemplo, você pode especificar que deseja usar ligaduras padrão em texto novo ou existente.

Mas saiba que as fontes OpenType variam muito nos tipos de recursos que oferecem. Nem todas as opções no painel OpenType estão disponíveis em todas as fontes.

A. Standard Ligatures B. Contextual Alternates C. Discretionary Ligatures D. Swash E. Stylistic Alternates F. Titling Alternates G. Ordinals H. Fractions I. panel menu J. Figure type K. Character position

A. Standard Ligatures B. Contextual Alternates C. Discretionary Ligatures D. Swash E. Stylistic Alternates F. Titling Alternates G. Ordinals H. Fractions I. panel menu J. Figure type K. Character position (fonte: Adobe Helpx)

Se você quiser saber mais detalhes, pode acessar esta página de perguntas frequentes da Adobe.

 

Via:Cutedrop

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar