Blog

img

31 de Outubro de 2014

31 de Outubro de 2014 0 comentários

Dia das Bruxas

Uma versão ancestral da festa - que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas - provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.

Matéria Completa: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-da-comemoracao-do-halloween

Dia da Dona de Casa

Não se sabe ao certo o motivo do Dia da Dona de Casa ser comemorado em 31 de Outubro. O mais provável é que tenha a ver com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por se popularizar e ficou marcado no imaginário das pessoas como Dia da Dona do Lar.

No entanto, na cidade do Rio de Janeiro a data foi oficializada com o Decreto de Lei nº 5.756, de 16 de junho de 2014, porém não no dia 31 de Outubro. As Donas de Casa Cariocas vão celebrar o seu dia em 3 de Abril, por decisão do projeto do vereador Marcelo Piuí.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-dona-de-casa/

Dia do Saci

A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), que tem 1.100 integrantes.

Matéria Completa: http://vejasp.abril.com.br/blogs/pop/2013/10/31/dia-do-saci-entenda-a-origem-da-resposta-brasileira-ao-halloween/

Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento.

A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. Todos os anos são organizadas diferentes atividades neste dia.

Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-poupanca/

Dia da Reforma

O dia da Reforma Protestante (em alemão: Reformationstag) é celebrado pelos Luteranos e outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro de 1517.1

É um feriado nacional na Eslovênia (data considerada fundamental para sua identidade cultural, embora a maioria dos eslovenos ser católico romano) e os estados alemães de Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia.

Matéria Completa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Reforma_Protestante

Obrigado!

Antoni Nelti
Gerente na Tecnicópias Impressão Digital

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar